top of page

Um verdadeiro Bad Bunny, fora dos palcos, e pessoal com o maior artista de 2022.

Com mais de um quarto de bilhão arrecadado na estrada e um dos maiores álbuns da última década, ele dominou o ano - cantando em espanhol e redefinindo o estrelato global.


• Entrevista original — https://bit.ly/3FdRUxx

• Originalmente publicado em 8/Dezembro/2022

• Tradução por Bad Bunny Brasil.

• Data do post: 8/Dezembro/2022

Todas as imagens estão reunidas no final do post.


 

Bad Bunny fotografado por Meredith Jenks em 8 de novembro de 2022 em Uptown em Buenos Aires. Styling de Storm Pablo. Produção de Gert de Saedeleer na Fixer Argentina. Jaqueta Bode, calça Kapital, botas Ernest W. Baker.


 


Durante o primeiro de seus dois shows esgotados em estádios em novembro em Buenos Aires, Argentina, Bad Bunny perdeu a voz.


Lá estava ele, parado no meio do vasto palco, mal conseguindo se ouvir em meio ao rugido da multidão barulhenta de mais de 40.000 pessoas, quando sua voz o abandonou.


Foi de repente, como um clique”, lembra Bad Bunny, estalando os dedos. “Como a temperatura ou algo assim. Parece que uma das minhas cordas vocais estava sofrendo, e bum, aconteceu. E eu estou pensando: 'Isso não pode estar acontecendo. Essas pessoas estão me dando a energia mais 'cabrón'. É o público mais eufórico que já tive em toda turnê, e vou perder a voz? Não é possível.'"


No entanto, ele não perdeu a calma. Ele saiu brevemente do palco como se nada tivesse acontecido, bebeu chá morno e fez exercícios vocais até que sua voz voltasse. Então ele passou pelo resto de seu show de quase três horas, e ninguém percebeu. Após dois dias de repouso vocal completo, ele agora me revela pela primeira vez o que realmente aconteceu. É o nosso segundo encontro desde que o World's Hottest Tour começou a tocar em estádios da América do Norte e do Sul em Orlando, Flórida, em agosto passado, e estamos em um badalado clube de Buenos Aires, onde um mestre sommelier nos serve taças de vinho tinto da renomada Uco Vale vitivinicultor José Galante. Os graves profundos, marca registrada de Bad Bunny, soam perfeitamente normais, e seu comportamento é indiferente enquanto ele se inclina contra o bar, um terno preto com uma estampa de rosa cobrindo seu corpo alto e atlético.


Conheci Bad Bunny pela primeira vez em 2017, depois que ele estreou nas paradas da Billboard. Desde então, a atitude do jovem de 28 anos nas entrevistas permaneceu a mesma - equilibrada, sincera e prática - apesar da crescente fama e reconhecimento ao seu redor. Hoje, essa graça e calma sob pressão fornecem um vislumbre da psique do artista nascido Benito Antonio Ocasio Martínez ao entrar na reta final de um ano extraordinário, com dois shows esgotados no Estádio Azteca da Cidade do México em 9 e 10 de dezembro, terminando 2022 como o melhor artista do ano da Billboard (uma classificação baseada na atividade na Billboard 200, na Billboard Hot 100 e na Billboard Boxscore para o período de rastreamento de 20 de novembro de 2021 a 12 de novembro de 2022). Un Verano Sin Ti, seu álbum lançado em maio pelo selo independente Rimas Entertainment e distribuído pela The Orchard, é o primeiro álbum não inglês a liderar o ranking de álbuns da Billboard 200 no final do ano e empata com o "Views" de Drake e a trilha sonora de "Frozen" da Disney, para o maior número de álbuns. Semanas em primeiro lugar na parada (13) na última década. Em novembro, também se tornou o primeiro lançamento totalmente em espanhol indicado para álbum do ano no Grammy Awards, um dos três acenos que Bad Bunny conquistou.


E na estrada, Bad Bunny foi o artista de turnê de maior bilheteria do ano, com mais de $ 373,5 milhões em vendas de ingressos, de acordo com a Boxscore (com 20 shows em estádios latino-americanos ainda a serem contabilizados). World's Hottest Tour quebrou recordes de receita em 12 dos 15 mercados dos EUA que tocou, incluindo Nova York, Chicago e Washington, DC, com média de $11,1 milhões por show - a maior média bruta de qualquer artista em qualquer gênero na história da Boxscore (desde até o final dos anos 1980), bem como a maior turnê latina. Bad Bunny também é o primeiro artista a montar turnês separadas de mais de $100 milhões no mesmo ano; sua jornada de 35 dias no El Último Tour del Mundo tocou em 25 arenas dos Estados Unidos entre fevereiro e maio, após dois shows em estádios em Porto Rico em dezembro passado.


É algo que ninguém havia feito, ou ousado fazer, antes”, diz Henry Cárdenas, CEO da Cárdenas Marketing Network, que promoveu a turnê do artista nos Estados Unidos em parceria com a Live Nation, além de sete datas na América Latina.


É inquestionavelmente histórico”, diz Jbeau Lewis, um dos agentes de Bad Bunny na UTA, sobre as turnês consecutivas de arenas e estádios em um único ano civil. “Isso não aconteceu sob minha alçada, se é que já aconteceu. Mas podíamos sentir o ímpeto de tudo o que Bad Bunny estava fazendo, e o quanto sua carreira estava crescendo e com que rapidez ele estava se tornando uma figura onipresente na cultura pop. E sabíamos quantas pessoas estavam tentando comprar ingressos. Eram arenas individuais com 200.000, 300.000 pessoas na fila.


E quando as pessoas entram na fila para comprar ingressos para o Bad Bunny, elas não estão esperando sinos e assobios. “É ele com um microfone, na frente de 60.000 pessoas”, diz Cárdenas, cuja lista de clientes em seus 45 anos promovendo shows inclui potências em turnê como Marc Anthony e o falecido Vicente Fernández. “Todos os outros artistas têm uma banda ou uma lista de dançarinos. Este homem está sozinho, com um DJ por mais de 70% do show.


A abordagem minimalista de Bad Bunny em seu show - por longos períodos, ele se senta sozinho em uma cadeira de praia cercada por palmeiras - está de acordo com seu ethos como um artista com um ponto de vista iconoclasta inabalável em termos de música e estética, que tem também conseguiu explorar outros reinos criativos com facilidade. Em 2024, ele se tornará o primeiro ator latino a liderar um filme da Marvel como o personagem El Muerto.


Seu empresário, Noah Assad, o contratou em 2016 depois de se apaixonar por sua voz – um baixo maleável que contrastava com o tenor mais tradicional do reggaeton, fazendo rap sobre batidas esparsas de trap – e nome. Na época, Bad Bunny estava empacotando mantimentos em Porto Rico, tentando sobreviver enquanto testava as batidas no estúdio. Assad, que lançou o Rimas em 2014 como “o primeiro balcão único criado na era pós-streaming”, desenvolveu uma combinação de mineração metódica de dados, marketing disruptivo e foco em streaming que se tornou combustível quando casado com Bad Bunny. abordagem singular da música.


Tenho orgulho de aprender todos os dias com Bunny”, diz Assad.

Ouvir seu processo criativo e ver até que ponto ele está disposto a ir para dar vida às suas ideias e depois trabalhar com ele para fazê-las acontecer.

Caso em questão: a agora lendária façanha de concerto de Bad Bunny, onde ele fica em uma pequena ilha com uma palmeira que voa sobre o público. A façanha tem suas raízes em um show de 2018 no Madison Square Garden de Nova York. Duas semanas antes, Assad pediu ao gerente de produção Roly Garbalosa para fazer Bad Bunny voar. Navegar em um processo de permissão que normalmente leva dois meses em apenas 10 dias seria caro - e o custo teria que sair do bolso da administração. “Mas Noah não piscou”, lembra Garbalosa. Naquela noite, Bad Bunny voou. Dito isto, acrescenta Garbalosa, “Bunny não depende dos aspetos técnicos. Seu show não é um show técnico; é um show de sentimentos. E 90% disso é ele. O resto é sua tripulação. Ele trabalhou com a mesma equipe desde o início.


Desde sua fuga, Bad Bunny manteve em grande parte a mesma equipe, incluindo seu empresário, gravadora e publicitário - “que sempre o lembra quem ele realmente é e de onde ele vem”, diz Assad.

Ele aprendeu muito cedo que sua felicidade e ser fiel a si mesmo eram os fatores mais importantes para seu bem-estar, independentemente de como ou o que as coisas mudaram.


Vestido Kidill, camisa Acne Studios. Meredith Jenks

 

Na América Latina, Assad continua a fazer negócios com os mesmos promotores locais que apoiaram Bad Bunny desde o início, como Westwood Entertainment no México e Bizarro no Chile. “Noah tem um código de honra”, diz Fede Lauria, que reservou a primeira turnê latino-americana de Bad Bunny há vários anos e promoveu seus dois shows em Buenos Aires em novembro, onde vendeu 90.000 ingressos meia hora após a venda. “Poderíamos facilmente ter vendido 900.000; havia mais de 1 milhão de pessoas na fila digital para comprar ingressos.


Mas, para sua turnê pelo estádio, Bad Bunny insistiu em duas coisas fundamentais: não mais do que dois shows por cidade, tanto nos Estados Unidos quanto no exterior, para não dar tratamento preferencial a um em detrimento do outro; e apresentando o mesmo show em todos os locais de todos os países.


Isso é mais fácil dizer do que fazer. Os shows nos EUA arrecadam muito mais do que os da América Latina porque os preços dos ingressos são mais altos. Além disso, na América Latina, o custo de viagens aéreas de longa distância (em comparação com o uso de caminhões) é maior, e replicar uma turnê complexa em locais que muitas vezes carecem da tecnologia apropriada significa custos adicionais e menos receita tanto para o artista quanto para o promotor. Bad Bunny teve que usar um jato de carga 747 para transportar mais de 100 toneladas de equipamento, um jato fretado para seus mais de 130 tripulantes e um jato particular para ele e sua comitiva imediata de cinco a seis pessoas. “Não conheço outro artista que invista tanto na carreira”, diz Cárdenas. “Aqueles três aviões – ele está pagando por eles.


Hoje, enquanto gira seu vinho, Bad Bunny tem plena consciência de como esse investimento valeu a pena.

Eu diria que estou em um ponto da minha vida em que me sinto mais centrado, mais claro sobre quem eu sou e quem eu sou no que se refere à indústria da música”, diz ele.

Isso ficou evidente durante todo o turbilhão dessa turnê, quando a Billboard o encontrou duas vezes: depois de tocar no Yankee Stadium, no restaurante The Modern, em Manhattan, e perto do início de sua turnê sul-americana, depois de tocar no Estadio Vélez Sarsfield, em Buenos Aires, no o clube Uptown.


 

Nova Iorque, 29 de Agosto

Ontem à noite, você tocou na segunda de duas datas esgotadas no Yankee Stadium. Como você se sentiu?

A noite passada foi uma das vezes em que me senti maior em toda a minha carreira. Talvez estivesse recebendo [a honra de artista do ano do MTV Video Music Awards] durante um show - era diferente e era nos Estados Unidos! O prêmio era americano; o lugar era o lugar mais americano que você pode imaginar, o Yankee Stadium; e os Yankees são um time tão icônico e exigente que queriam que eu fizesse a barba antes do show, mas eu disse não. (Ele está brincando.) Eu me senti grande no palco, o momento parecia grande, e há poucos momentos que, mesmo sendo grandes, parecem bien grande [tão grande].

E também, Nova Iorque é Nova Iorque…

É uma cidade mágica. É a cidade onde mais me apresentei. Quando comecei minha carreira, comecei a cantar em clubes de Nova York - três, quatro shows por noite - e isso era a cada dois meses. Foram shows pequenos, mas grandes ao mesmo tempo, porque tocar em Nova York é uma grande coisa. Minha primeira turnê foi no [United Palace, em Upper Manhattan]. Então Madison [Square Garden] e Barclays [Center in Brooklyn]. Nova York é uma grande inspiração na minha carreira. A primeira vez que vim para cá foi com minha família, por volta dos 12 anos. Na segunda vez, tinha 22, e aproveitei essa viagem para refletir sobre minha música e minha carreira, e quando voltei para Porto Rico, a primeira coisa que fiz foi entrar no estúdio e gravar “Diles”. E minha vida mudou a partir daquele momento.

O Yankee Stadium deve dar a sensação de jogar em cinco arenas ao mesmo tempo. Como você se concentra?

Acho que é automático. eu não acho. Se começo a pensar em outras coisas, esqueço as músicas. Não consigo fazer duas coisas ao mesmo tempo. Não uso teleprompter; isso me faz perder a concentração. A primeira e última vez que usei foi em Porto Rico porque estava me apresentando depois de dois anos de pandemia, e foi uma faca de dois gumes. Foi útil no primeiro dia; Eu usei muito. Mas no segundo dia, estava apenas criando uma dependência. Papi, eu sei disso. Por que estou olhando para lá quando conheço a música? Não consigo pensar em mais nada quando estou lá em cima.

Eu estava animado para ver Romeo Santos se apresentar com você em seu show, especialmente porque ele foi o primeiro artista solo latino a lotar o Yankee Stadium.

Eu também me senti assim. Papi, tem outro cara que tocou em dois Yankees Stadiums, e fez da mesma forma que eu, mantendo seu gênero, sua cultura, sua bachata. Ele não era um dominicano cantando em inglês. Achei que era cabrón. Além disso, sempre fui fã de Romeu. Ele é legal, con cojones.

Bad Bunny fotografado em 8 de novembro de 2022 no Uptown em Buenos Aires. Meredith Jenks

Hoje, você quebrou outro recorde da Billboard. Você empatou com a trilha sonora do Encanto na maioria das semanas em primeiro lugar na última década na Billboard 200. O que você acha disso?

Sério, estou tão surpreso. Acho incrível que Encanto, filme inspirado na cultura latina, seja aquele que rompió cabrón [chutou o traseiro]. Lin-Manuel [Miranda] fez isso. Às vezes, estamos tão envolvidos apenas com a música, e aí vem um filme da Disney, um filme com música para crianças, e é demais. É surpreendente e interessante, e me agrada muito porque dá às pessoas outra janela para o sucesso através da música. Não é apenas reggaeton ou pop; você pode brilhar de outras maneiras.

Então, você ama Nova York. O que você ainda pode fazer aqui sem atrair uma multidão?

Obviamente, eu não vou à Times Square! Arranjámos tempo para ir ao Toñita, um barzinho porto-riquenho no Brooklyn. Eles não sabiam que eu estava chegando, então ninguém reagiu quando entrei. Agora, saindo, esse era o problema. O fato é que eu queria estar em Porto Rico para o lançamento do álbum, mas minha equipe me enganou e acabei em Nova York, trabalhando. (Seu publicitário intervém: “Ah, isso mesmo. Você estava no Met Gala.”) Como não pude estar em Porto Rico, fomos ao Toñita, que é como estar em um mergulho porto-riquenho. Tem mesa de sinuca, não tem ar condicionado. Eu senti como se estivesse em Porto Rico.

Você se lembra da primeira vez que veio para Nova York aos 12 anos?

Foi minha primeira viagem para fora de Porto Rico e chorei quando me disseram que viríamos para cá. Minha mãe ficou toda feliz — ela sempre sonhou em vir para cá nas férias e nos dizia que íamos para Nova York e Disneyland — e eu disse: “Não vou a lugar nenhum! Eu nunca vou deixar Porto Rico! ” Foi a primeira vez que entrei em um avião. Minha mãe nos levou à farmácia local para comprar gibis para ler no voo e pequenas estatuetas de lucha libre. Coloquei tudo na mesinha de bandeja à minha frente e, mesmo assim, quando o avião decolou, comecei a chorar.

Seus pais vêm aos seus shows?

Eles estavam aqui em Nova York. Minha mãe dança, mas depois chora. Ela dança, ela chora.

Ela já te deu feedback?

Não, não, não. Sempre agradeço ao Senhor por meus pais não gostarem do showbiz. Eles são como eu; eles permanecem humildes. Minha mãe está sempre orgulhosa. Ela me parabeniza: “¡Qué bonito te quedó!” [“Tudo era tão bonito!”] Mas ela nunca é crítica. Ela está sempre feliz.

Deixar seus pais orgulhosos é algo que sempre buscamos, não é?

É a primeira coisa. Uma vez que seus pais tenham orgulho de você, não importa o que os outros digam. Não deveria ser assim, porque nem todo mundo é abençoado com bons pais.

Buenos Aires, 8 de Novembro.


Quando conversamos em agosto, estávamos em Nova York e você tinha acabado de tocar no Yankee Stadium. Agora estamos na Argentina. Você se sente diferente?

Na verdade não, mas a sensação de estar na América Latina, e na Argentina especificamente, é especial porque eu não vinha desde 2018. A Argentina está uma loucura. Meu programa favorito, talvez em toda a minha vida, foi no sábado em Vélez [5/Nov no Estádio Vélez Sarsfield de Buenos Aires]. Tirando Porto Rico, que é outra coisa, foi uma sensação incomparável.

Por que é que? Nova York também foi muito visceral, não foi?

Nova York é Nova York e eu adoro isso. Além disso, todas as comunidades latinas se reúnem lá, especificamente boricuas e dominicanos, então é como uma família para mim. Mas eu tinha esquecido como a Argentina é cabrón. Quando subo no palco, tenho uma espécie de ritual: entro e não olho para os fãs. Eu apenas ando em frente com meu isopor, olhando para o chão para não tropeçar; Eu abaixei o refrigerador; Eu sento; Eu respiro; e pop. É quando eu olho para fora. E toda vez, é como levar um soco no estômago. Posso fazer isso 100 vezes, e o impacto de olhar para aquele mar de gente sempre me abala. E quando eu faço isso na Argentina, e a música começa e eles começam a cantar junto... eu não conseguia me ouvir. Eles estavam cantando tão alto.


Bad Bunny fotografado em 8 de novembro de 2022 no Uptown em Buenos Aires. Terno Ernest W. Baker, bolsa Hermes, joias Takahiromiyashita Thesoloist. Meredith Jenks

Espanta-me que seu show seja tão longo: mais de 40 músicas. Isso é muito para você, especialmente porque você está sozinho lá em cima o tempo todo. Por que não torná-lo mais curto?

Também poderia ser mais longo. Há muitas músicas que não toco, como as músicas da El Último Tour. Mas sim, em termos de vocais, sou eu tocando porque não tenho backing vocals. O show é longo porque os hits se acumulam. Eu canto praticamente todo o Un Verano Sin Ti. Eu só chego lá em cima, saio para me divertir e, se o público estiver comigo, posso cantar a noite toda. Real.

Você acha que os fãs reagem a músicas diferentes em lugares diferentes?

Acho que a reação é parecida, a paixão é parecida. Eles me cumprimentam com a mesma emoção que sinto. Lembre-se, no final das contas, a maioria das pessoas que vão me ver são latinas. Sim, existem muitas outras nacionalidades, mas a maioria é latina. Então é o mesmo público, espalhado pelo mundo.

Confesso que me assusto ao ver você sobrevoar o estádio. Você ficou com medo da primeira vez?

Sim. Isso me assustou muito! Tenho medo de coisas assim. Mas por alguma razão, talvez porque seja o meu show, uma vez que estou lá, estou dentro e faço o que for preciso. Eu me concentro em cantar a música, viver a música, e vejo os fãs abaixo de mim e atrás de mim e a emoção é super genuína e sublime, e me emociono também. Todas essas pessoas que estiveram te observando a noite toda, mas de muito longe, e de repente eles estão muito próximos e toda aquela reação, aquela energia e cantar aquela música simplesmente te inebria. Eu esqueço que estou voando.

Quando a turnê começou, era estressante fazer a transição de arenas para estádios em literalmente alguns meses?

Achei que ia ser um pouco complicado, mas gostei muito. A turnê El Último Tour del Mundo foi muito, muito, muito especial porque foi a primeira turnê depois da pandemia e a primeira turnê depois de uma virada. Minha carreira teve muitas reviravoltas, muitos pontos de inflexão onde estou aqui (gesticula) e de repente estou lá. Então aquela turnê foi muito, muito cabrona, muito eufórica. Quando ia aos estádios, minha única referência eram os shows nos estádios de Porto Rico [em dezembro de 2021]. Aqueles dois shows em Porto Rico foram duros, duros, duros. Envelheci três anos, juro. Eu gostei no final, mas havia muita pressão. E eu pensei que essa turnê seria a mesma, mas desde o primeiro show em Orlando, tem sido muito divertido. Geralmente não saio muito, mas nessa turnê – tanto nos Estados Unidos quanto aqui – passei um tempo com a equipe e os dançarinos, saímos para jantar, foi mais tranquilo. Eu tentei realmente aproveitar o momento.

Você já se sentou e pensou em como lidar com a pressão?

Eu me sinto no controle. Venho fazendo isso há cinco, seis anos, e fui adquirindo experiência. Sim, seis anos não é nada. Mas estamos vivendo em uma era digital, onde todos podem fazer upload de suas músicas e se você explodir, você explode e, de repente, você é enorme com um único hit e não tem experiência. Você não bateu contra nada. Eu diria que adquiri essa experiência aos poucos. Consegui superar e curar muitas coisas em minha vida e agora sinto essa segurança. Nunca me senti tão centrado na minha vida e na minha carreira. Estou claro sobre o que sou e quem sou em termos da indústria da música.

E quem é você?

Benito Martínez, el más hijueputa [o maior filho da puta]. (Risos) No começo eu nem sabia como me comportar, o que fazer. É como, “Espere um minuto, cabrón. Sou famoso, tenho que agir assim, tenho que me esconder, tenho que fingir.” Mas não. Eu sou eu, e é isso. Este sou eu, e é isso que eu faço - música, o que eu gosto - e é isso. Às vezes eu vejo pessoas dizendo coisas: “Ele fez isso por esse motivo”. Não. Eu faço tudo porque eu quero.

Jaqueta Bode, calça Kapital, botas Ernest W. Baker. Meredith Jenks
Ter um forte histórico familiar ajudou você a permanecer fundamentado e fiel a si mesmo?

No final das contas, não se trata de ter dinheiro ou ter uma origem humilde. É sobre quem tem coração e tem valores e empatia pelos outros. Mas talvez tenha uma influência. Vindo de um bairro de Porto Rico, de uma família da classe trabalhadora; o fato de eu não ser rico, de ter um emprego, de ter que trabalhar por um salário mínimo, isso influencia.

O que você estará fazendo no próximo ano?

Eu estou fazendo uma pausa. 2023 é pra mim, pra minha saúde física, minha saúde emocional respirar, curtir minhas conquistas. Nós vamos comemorar. Vamos para cá, vamos para lá, vamos para o barco. Tenho alguns compromissos esporádicos e vou ao estúdio, mas não há pressão. Lembre-se de você, cabrón. Você trabalhou duro.

Você já fez tanto. O que está na sua lista de desejos?

Estou em um ponto em que, não importa o que aconteça, não estou esperando que nada aconteça. Por exemplo, eu não estava procurando uma colaboração com Drake. Foi muito espontâneo. Agora é diferente. Agora todo mundo - o maior artista que você pode imaginar - quer colaborar comigo.

Eu diria que você é o maior artista que eu posso imaginar…

E eu colaboro comigo mesmo. Eu vejo as collabs de uma forma bem diferente, como algo muito especial. Para mim, uma colaboração é quase como, não quero soar como um idiota, mas é quase como fazer sexo com alguém. Fazer uma música é um assunto sério. Você está dizendo coisas e está com alguém, e isso não vai acabar. Está lá para sempre; não é como pressionar “excluir” se você mudar de ideia. No final das contas, colaborar com Drake, ou quem quer que seja, é tão especial quanto uma colaboração com Buscabulla, ou Chencho, ou Rauw [Alejandro], ou Jhayco. Cada um tem um momento específico e um sentimento específico.

Quanto maior você fica, mais você colabora com artistas fora da caixa, não apenas com aqueles que vão te dar mais hits com o algoritmo.

Mano, é nisso que a indústria da música se tornou: “Vamos colaborar com fulano porque eles têm muitos números; nós os colocamos juntos com os meus e puf. Não estamos indo bem no Brasil, então deixe-me remixar o artista mais quente do Brasil para que meus números subam.” Isso não me interessa. Não estou experimentando ou forçando as coisas para conseguir streams. Se há 300 pessoas na Índia que me ouvem, elas me escutam porque gostam do meu reggaeton, gostam do meu trap e gostam da música que faço, fazendo o que faço. Não é que eu tenha feito uma música com um artista hindu para ser tocada na Índia.

Quando você começou, quão grande você sonhava em se tornar?

Não sei como isso vai soar; talvez as pessoas digam: “Ah, esse cabrón já está falando merda, não está falando a verdade”. Mas nunca sonhei que queria ser o maior ou o número 1. Eu simplesmente queria fazer isso. Por quê? Porque eu amo o que faço. Eu tenho feito ritmos desde os 13 anos, escrevendo, cantando músicas na minha cabeça. Eu nunca disse que quero ser o maior, o melhor ou o mais rico. Fazia porque amava, e meu único sonho era poder viver disso.

E foi o que aconteceu. A primeira vez que vi as pessoas se conectarem com minhas músicas, foi grande. A primeira vez que cantei para 50, 60, 90 pessoas, me senti grande. Eu estava feliz. Então, esses estádios, eu gosto deles da mesma forma que gostei de cantar em Mayagüez para 100 pessoas, em Santurce para 70. Eu juro para você, se eu tivesse que viver minha vida cantando para 100 pessoas todo fim de semana, eu estaria perfeitamente feliz com isso. Real.


 


 


Posts recentes

Ver tudo

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page