top of page

Bad Bunny Está Ocupado

  • PALAVRAS: RUBÉN ANGEL

  • FOTOGRAFIA: AWOL ERIZKU

  • ESTILING: COREY STOKES

  • TRADUÇÃO EM PT-BR: @BadBunnyBrasil

entrevista original em Inglês: https://bit.ly/3EhYfWX


 

Bad Bunny está ocupado. Foram necessárias três tentativas para falar ao telefone juntos, e estou surpreso que não tenha demorado outra. Afinal, o jovem de 27 anos também conhecido como Benito Antonio Martínez Ocasio é um fenômeno musical, cujo som eclético liderou a infiltração do movimento reggaeton contemporâneo nas ondas pop globais.


Em um momento em que muitos artistas estão fazendo uma pausa para recarregar as baterias em meio a uma pandemia global em constante mudança, Bad Bunny me liga da República Dominicana, onde está filmando um projeto ultrassecreto. Isso menos de um ano depois de lançar seus últimos três álbuns em um período de nove meses, apenas meses após ganhar o cinturão do campeonato da WWE, e logo depois de filmar uma série de TV (Narcos: México) e um filme (Trem-bala). Pelo que entendi, Bad Bunny está ocupado. O tempo funciona de maneira diferente para artistas de seu calibre.


Quando finalmente falamos no Zoom, ele é apenas uma voz. A Internet é lenta em sua localização atual e o streaming de vídeo esgotaria sua largura de banda. Sua voz é profunda e calma. Ou, como ele mesmo diz: “Minha voz é apenas o suficiente para mantê-lo triste, sem deprimi-lo ainda mais. Dou-lhe força suficiente para mantê-lo acordado."



Camiseta 6 MONCLER 1017 ALYX 9SM Jaqueta GUCCI Calças DOUBLET Óculos de Sol PLANET I Colar BEEPY BELLA HIGHSNOBIETY / AWOL ERIZKU

Eu pergunto a ele sobre sua estada na República Dominicana, tentando ter um vislumbre do projeto ultrassecreto, mas em vez disso, Bad Bunny aproveita a chance de exaltar o país, como se estivesse esperando para dizer a quem quisesse ouvir o quanto esta ilha significa para ele. “Ele tem um lugar especial em meu coração”, diz ele. “Eu tenho muita história aqui. É onde muitas das minhas primeiras apresentações públicas foram fora de Porto Rico.”










Faz sentido que Martínez se sinta em casa nas costas da República Dominicana, tendo crescido em Vega Baja, uma pequena cidade litorânea a apenas uma rápida viagem de carro da capital de Porto Rico, San Juan. Quando pergunto o que o está deixando feliz atualmente, ele acrescenta: “Estou feliz por estar na República Dominicana. A comida aqui é mesmo cabróna. ” Cabróna, ou cabrón, é uma de suas palavras favoritas. Traduz-se vagamente como "fodão".


Bad Bunny causou um impacto tão grande na cultura pop que é quase impossível acreditar que seu grande avanço só veio em 2016, quando seu upload no SoundCloud "Diles" atraiu milhões de reproduções e a atenção de gravadoras notáveis. Na época, ele mantinha seu emprego como mensageiro em uma mercearia local. “Eu fazia música e trabalhava em um supermercado”, lembra ele. “Eu sempre continuei fazendo música. E fiz isso com paixão. Naquela época, nunca fiz música com a esperança de deixar meu trabalho. Fiz isso porque adorava fazer música. O dia em que realmente tive a chance de irme pa'l carajo [traduzido vagamente como "correr em direção a uma vida de libertinagem"] foi o melhor dia da minha vida. Mas antes disso, meu único objetivo era fazer uma música que eu amava e melhorar a cada dia.”



Calças, shorts (usados ​​por baixo) e cinto WILLY CHAVARRIA Fivela de isqueiro A-MORIR Bolsas MCM HIGHSNOBIETY / AWOL ERIZKU

A arte de Martínez não apenas melhorou, mas foi remixada, construída, reconstruída e disseminada para todos com um rádio ou iPhone - ou qualquer um que passasse por qualquer bairro latino. Sua discografia o levará a uma jornada de reggaetón, boleros, emo, trap, pós-punk, hip-hop, pop, rock en español, new wave e R&B; que tudo se soma à sua contribuição para el movimiento (anteriormente conhecido como “urbano”, um gênero criado e popularizado por artistas negros caribenhos e latino-americanos negros). Sua música muitas vezes carrega uma tensão sonora, onde as batidas inspiram os ouvintes a sacudir a bunda como se ninguém estivesse assistindo, enquanto as letras relembram desgosto ou miséria. Sobre essa contradição, Martínez diz: “Faz parte da nossa cultura. Em relação aos latinos, especificamente em Porto Rico, sempre dizemos: ‘Em Porto Rico, celebramos tudo. Até nos funerais damos uma festa!'”


No entanto, apenas ouvir Bad Bunny seria perder metade da diversão de testemunhar um produtor cultural em seu apogeu. Para obter toda a amplitude da experiência de Bad Bunny, é preciso mergulhar em um mundo cinematográfico onde o anarquismo de gênero é elogiado, a moda serve para cativar, o surrealismo é a realidade, os personagens de anime andam entre nós e o Japão, Los Angeles e Porto Rico são apenas um passeio de carro de luxo longe um do outro.



Camisa WALTER VAN BEIRENDONCK Shorts THE ELDER STATESMAN Parka BOTTER Óculos de sol LOEWE Brincos MARNI Watch TALENT'S PRÓPRIAS Meias STYLIST'S PRÓPRIOS Sapatos ADIDAS X SEAN WOTHERSPOON HIGHSNOBIETY / AWOL ERIZKU

Os vídeos de Bad Bunny marcam a imaginação de quem se banqueteia com eles. Eles estão tão ocupados quanto a mente criativa por trás deles. Embora eles se encaixassem perfeitamente na linhagem artística de Missy Elliott, encontrar uma inspiração direta deixaria qualquer um lutando por respostas. Parece que tudo e qualquer coisa inspira Bad Bunny, o que ele mesmo afirma ao discutir sua produção visual: “Há tanto ao nosso redor que é arte, tantas pessoas que não são consideradas artistas, mas criam arte. Minha mãe e meu pai são artistas sem reivindicar o rótulo. Vivemos nossas vidas rodeados pela arte sem reconhecê-la. É essa arte invisível do dia a dia que me inspira. Tudo em que cresci. Tudo que eu experimentei.”


A crença de Martínez na arte de seus pais me faz lembrar como minha mãe tricotou roupas para todos os nossos eletrodomésticos enquanto crescia. (Já viu um liquidificador usando saia? Agora isso é moda!) “Isso é arte! Isso é arte! É disso que estou falando!" ele interrompe. “A maneira como sua avó conta uma história. Isso é arte. A maneira como amigos inventam piadas enquanto jogam merda ao lado da quadra. Isso é arte. A engenhosidade que seu pai teve de reunir para consertar sua rede de basquete. Isso é arte. Arte do cotidiano. É a isso que estou me referindo. Experimentamos arte todos os dias, mas não a reconhecemos.”


O estilo pessoal de Bad Bunny reflete a natureza comum de suas influências, já que ele regularmente combina Crocs e tênis com camisetas de bandas, shorts curtos, ternos de neon, correntes incrustadas de joias e unhas de estilete que lembram aquelas usadas por mulheres jovens e gatas femininas latinas e bairros negros. Quando questionado se há algum designer específico ou ícone de estilo que informa sua própria direção estilística, ele diz: “Não sou fã de nenhum designer específico - nem olho para marcas de grande nome”. Ele leva um momento para verificar o nome de seu amigo Janthony, que também está na ligação, e então acrescenta: “Eu sempre digo que há pessoas em nossos bairros, em nossas cidades que atuam tanto que me fazem dizer que o cabrón deveria ser mais famoso do que alguns desses outros influenciadores. E, no entanto, eles estão lá fora, apenas trabalhando em um mercado ou loja local. Essas pessoas comuns me inspiram muito.”



HIGHSNOBIETY / AWOL ERIZKU

Apesar de seu impacto no estilo global e nas tendências de streetwear, Bad Bunny produziu apenas duas colaborações de moda: um par de Crocs que brilham no escuro de US $ 60 e uma parceria criativa com a adidas lançada em 2020. Ambas as colaborações vieram naturalmente para o artista, que costuma usar tênis adidas e ajudou a criar o lugar da Crocs no streetwear. Essa escolha precisa de trabalho criativo é uma anomalia, dado o mercado atual, onde parcerias de celebridades com marcas de luxo são regularmente anunciadas.


Ao analisar a estética de Bad Bunny, seria negligente deixar de fora seu diretor criativo, Stillz. O artista visual de 22 anos começou como fotógrafo de turnê, mas ele realmente começou a deixar sua marca no mundo criativo de Bad Bunny quando assumiu o papel de diretor do videoclipe “Vete”. Os dois passaram a expandir a identidade visual de Bad Bunny por meio de vídeos e fotografias do artista.


Poucos dias depois de falar com Bad Bunny, falo com Stillz por telefone sobre sua união criativa com o artista, o que o leva a uma avalanche de elogios. “Benito, para mim, é um gênio”, ele me diz. “Nunca trabalhei com ninguém tão criativo e trabalhador como ele. Ele quer criar algo novo do nada. Normalmente sou eu que trago uma referência.”



Polo e sapatos FENDI

Os projetos de Stillz vêm de anime, Salvador Dalí, Julio Larraz, Harmony Korine e Spike Jonze. Embora essa parceria tenha sido fundamental para formar os momentos mais icônicos do artista, Stillz afirma que é tudo obra de Bad Bunny: “Benito sempre quer experimentar coisas novas. Ele está muito envolvido no processo de escrita de cada vídeo. Às vezes, ele simplesmente tem essa ideia maluca e eu tenho que descobrir como fazê-la ganhar vida.”


Os dois trabalham juntos para criar o efeito que mais entusiasma Bad Bunny: surpreender o público. Martínez acredita que a vida consiste em manter um senso de admiração. “As surpresas sempre vão criar uma sensação deliciosa nas pessoas quando você faz isso bem”, ele me diz. “Quando você não espera algo e o recebe, isso o marca. Surpreende as pessoas, pois sei que vou deixar uma impressão para toda a vida nelas. ” Stillz explica como eles trazem esse elemento para a realidade: “Ele sempre tem alguma ideia maluca que quer fazer. E é como, ‘Como mostramos isso? Como criamos um visual disso de uma forma que pareça genuína para a ideia?'”


Uma das maiores e indiscutíveis surpresas da carreira de Bad Bunny até agora é seu vídeo "Yo Perreo Sola", que mostra o artista dançando de forma sedutora enquanto está vestido com roupas completas e cantando sobre deixar as mulheres dançarem em paz. Muitos se perguntaram: Bad Bunny era um ícone queer ou estava se apropriando da cultura queer como um artista preocupado apenas em chocar o público? Mas não foi apenas por causa do choque; Bad Bunny queria que os homens pensassem duas vezes antes de assediar as mulheres perguntando-lhes: e se eles estivessem literalmente no lugar das mulheres, assim como ele próprio? É uma mensagem crucial quando o feminicídio está em alta na América Latina. “Queríamos que fosse o vídeo mais barulhento de Bad Bunny”, diz Stillz sobre o impacto. “A mensagem era importante, por isso pensamos que a única maneira de transmiti-la era fazendo-a o mais alto possível.”



Bodysuit PRADA

O vídeo é realmente alto. Assistir “Yo Perreo Sola” um ano depois ainda me emociona. Isso me faz pensar o quão diferente meu mundo teria sido, como um jovem gay mexicano, se as estrelas pop latinas dos anos 90 e 2000 tivessem jogado as convenções de gênero pela janela em uma explosão tão bombástica. Em uma época em que nenhum de seus contemporâneos ousaria perturbar o machismo latino-americano dessa magnitude, é importante que alguém com o nível de sucesso de Bad Bunny se comprometa com a não conformidade de gênero sem pestanejar (ou melhor, enquanto pisca os cílios bem aplicados).


Isso não quer dizer que a crítica não seja importante. Pessoas queer e trans, especialmente as de cor, ainda não podem quebrar publicamente as limitações de gênero sem o risco de violência. E sem um olhar aprofundado na defesa aparentemente altruísta de um artista, encontramos o problema de ignorar seu impacto apenas porque sua intenção era nobre. Bad Bunny está bem ciente desse enigma: "Obviamente, nunca farei nada para ofender ninguém de propósito, mas somos humanos. Se eu fizer ou dizer algo que ofenda as pessoas, terei duas opções: refletir para ver se meu comportamento foi o culpado e aprender com isso para fazer melhor; ou se eu refletir e perceber que não fui eu quem foi o culpado, então posso deixar que as pessoas decidam se elas querem se envolver com meu trabalho”.



Shirt, pant, belt, and shoes BARRAGÁN Sunglasses GUCCI Necklace CHRISHABANA X WESLAH Watch AUDEMARS PIGUET

E com certeza dá muito trabalho. Depois de passar meses se preparando para sua aparição na WWE, bem como seus papéis em Narcos: Mexico e Bullet Train, Bad Bunny está agora ocupado trabalhando em mais um álbum. O descanso para o artista, ao que parece, significa simplesmente largar uma forma de arte e pegar outra. O impacto da mídia social na indústria da música, que exige viralidade constante para permanecer na conversa, pode criar pressão para que alguns artistas tenham uma produção constante, mas Bad Bunny afirma que não é o caso dele: “Não sinto pressão de os fãs ou qualquer outra coisa. A única pressão que sinto é de mim mesma. E realmente, eu nem chamaria isso de pressão. É um impulso para criar algo novo. Sempre quero me desafiar a criar algo diferente, algo que me excite, algo que as pessoas vão adorar. Sempre me pergunto: ‘Como posso entreter e surpreender as pessoas com algo novo?’ E essa é a pressão, mas é uma pressão interna positiva.”


Ele parece hesitante em lidar com a noção de que sua arte tem um impacto profundo em milhões de pessoas. “Ainda não me acostumei a ser visto nessa escala incrível”, diz ele. “Ainda não entendo como as pessoas me veem ou como posso impactar tantas pessoas. E talvez isso seja bom. Talvez não entender meu alcance ajude a me manter humilde. Isso me ajuda a manter o mesmo Benito que eu estava crescendo. Aquele que criou a arte só porque era apaixonado por ela.”



Polo FENDI

Mas em relação ao que Bad Bunny representa para ele, Benito Ocasio, ele tem uma visão muito mais clara: “Bad Bunny representa um sonho que se tornou realidade. Representa a liberdade de fazer o que sempre quis fazer. Ser a pessoa que sempre quis ser, ou talvez a pessoa que sempre fui, mas que o mundo não entendeu totalmente. ” Mas o que ele acha que isso significa para as outras pessoas? “Quero que minha música faça parte dos momentos especiais das pessoas. Quer sejam momentos tristes ou felizes, quero que minha música seja sua companheira. E com isso, estou satisfeito.”


Nossa entrevista está chegando ao fim. Seu próximo noivado acena. Afinal, Bad Bunny está ocupado transformando seus sonhos em realidade. Quer ele possa entender ou não, ver Bad Bunny viver suas fantasias criou um espaço para inúmeras pessoas, desenfreadas por limites como gênero ou capital, para imaginar um novo mundo onde elas também possam dançar livremente.




 



26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page