top of page

Bad Bunny Fora do Ciclo

Benito Antonio Martínez Ocasio completou 27 anos este ano. É um momento de introspecção.


entrevista original: http://vult.re/3qXjt8L


 

Estamos ativos! ” Bad Bunny me contou quando o conheci e sua equipe de três pessoas em um restaurante com estrela Michelin no East Village em uma das primeiras noites frias de novembro. Ele está enterrado em um grande casaco preto fofinho, folheando seu telefone; um único cacho é trançado e enrolado em uma pequena conta de plástico que fica pendurada sobre seu olho esquerdo. O único remanescente notável do alter ego maior que a vida de Benito Antonio Martínez Ocasio são suas unhas, que são enfeitadas com uma manicure verde imaculada.


Há um breve silêncio e algumas risadas abafadas ao redor da mesa. É dolorosamente óbvio que os níveis de energia no momento estão extremamente baixos - decididamente não ativado. Martínez Ocasio parece uma criança entediada e cansada arrastada para um evento familiar. "Bem, vamos chegar lá", ele me garante, tomando um gole de vinho branco.


Pessoalmente, Martínez Ocasio exala uma humildade que desmente o seu astro. Talvez seja a frequência com que ele menciona sua mãe, tanto em conversas quanto em canções. “Quando ela ouviu‘ Safaera ’”, diz ele - referindo-se à música de YHLQMDLG que homenageia o reggaeton antigo (na época, chamávamos de “underground”) em suas letras sexualmente explícitas - “ela meio que me repreendeu”. Ele assume uma voz gentil, mas preocupada, e começa a imitar sua mãe. “Benito, te safaste”, ele se lembra dela dizendo. "Meu Deus, você ultrapassou os limites!" Ou talvez seja porque ele ainda está correndo com a mesma equipe de quando era criança. (Seu amigo de colégio, Pino, está se juntando a nós para jantar.) Sem mencionar que quando dois porto-riquenhos se encontram em qualquer lugar fora da ilha, eles nunca são totalmente estranhos. Sempre me lembro de quando saí de casa com meus primos, quando Martínez Ocasio fez barulhinhos engraçados enquanto nossos pratos eram entregues à mesa. “Alguns petiscos para você”, anuncia o garçom, ao qual ele responde com um “Brr!” “Aqui estão alguns ovos cozidos crocantes” provoca um “Bop!” Ele declara que um acaso tártaro é "bien bellaco" ou "muito excitado". Cada outra frase é generosamente polvilhada com “cabróns”, um palavrão genérico que pode significar que algo é muito legal, muito ruim ou muito difícil - ou que alguém é um idiota. Para os homens de uma certa idade na ilha, a palavra é simplesmente um substituto para cara.


“Tem sido un año cabrón de várias maneiras”, diz Martínez Ocasio. Depois de quase dois anos de shows cancelados, ele tem voado ao redor do mundo em busca de desvios para atuar. Ele está na cidade para promover a terceira temporada de Narcos: Mexico, a série da Netflix em que interpreta El Kitty, um “narco junior” que rola com o clã Arellano Félix, a família que governa o cartel de Tijuana. Depois de filmar seus episódios no México, ele foi para Los Angeles para um papel no próximo trem-bala do diretor David Leitch com Brad Pitt. Em fevereiro, ele esteve em Nova York para se apresentar como convidado musical no Saturday Night Live, no qual interpretou um pirata e uma planta dançante, respectivamente, em dois esquetes. Ele amou cada segundo disso. “Se atuar é algo que posso continuar fazendo no futuro, eu adoraria fazer mais comédia, e talvez drama, ao invés do caminho de ação que estou atualmente”, diz ele. “Filmes de ação são o último tipo de filme que quero assistir.” (Na semana anterior, ele exagerou em todos os filmes de Harry Potter pela primeira vez. “Agora, tudo é uma referência a Harry Potter, uma piada sobre Harry Potter. Eu ficava pensando, por que não os vi antes? cheio de arrependimentos. ”) Mas é possível que a atuação mais memorável de Martínez Ocasio este ano tenha sido parte de outra franquia que requer uma facilidade inata para a comédia: a WrestleMania da WWE. Ele se mudou para a Flórida por três meses nesta primavera para treinar. Como um fã ferrenho, ele sabia que o resto do fandom seria cético. “Eles não são fãs de Bad Bunny. Eles não ouvem reggaeton; eles ouvem metal ”, diz ele. “Eu sei que eles me odeiam e acho isso engraçado; Eu amo isso. Eu estava tão pronto para o ódio. ” No final, ele os conquistou. Foi uma estreia notável. Assistir Bad Bunny lutando no ringue, pulando da terceira corda e fazendo uma “tesoura de cabeça satélite”, era como assistir alguém viver seu sonho de infância.



Bad Bunny em cena para a série "Narcos: Mexico" da Netflix.

Dada a trajetória de carreira de Martínez Ocasio nos últimos cinco anos, faria sentido para o artista tirar o tempo forçado das turnês como um período de férias. (Ele retornará neste inverno, começando com seu grande show P FKN R no Estadio Hiram Bithorn em San Juan em dezembro.) Ele começou a enviar músicas para o SoundCloud em 2014 quando trabalhava como empacotador em um supermercado em Vega Baja, Porto Rico, a cidade onde nasceu e foi criado. Dois anos depois, ele assinou um contrato com o selo Hear This Music do DJ Luian. Ele rapidamente emergiu como um artista único no gênero latino trap-urbano por causa de seu senso de moda um tanto extravagante e ao fato de que ele não tinha medo de cantar sobre ter seu coração partido - uma diferença marcante das letras machistas e voltadas para o sexo. prevalecente no gênero (embora ele tivesse muitos deles também). Ele lançou uma série de canções populares, muitas vezes apresentando pesos pesados ​​- Daddy Yankee, Karol G, Farruko e Anuel AA. Na época em que ele participou de “I Like It” de Cardi B em 2018, sua presença na pista era quase um sinal duplo: aqui estava Cardi apresentando Bad Bunny para um público internacional maior, e aqui estava Cardi sinalizando para as comunidades porto-riquenhas e latino-americanas que ela “entendeu”.


A partir daí, ele lançou quatro discos de enorme sucesso e aclamados pela crítica em rápida sucessão. Seu álbum de estreia, X 100pre, saiu na véspera de Natal de 2018 e, em 2020, ele lançou mais dois álbuns de estúdio mais uma compilação de canções que tinha por aí, Las Que No Iban a Salir. Ele lê seus comentários. “Eu não levo todos eles a sério - os bons eu carrego comigo”, diz ele. "Os ruins, às vezes você os lê e pensa: Droga, eles estão certos. Você percebe que não são críticas ruins, apenas críticas válidas. Então, há pessoas que estão em uma viagem maluca e você tem que ignorá-las. ”


Martínez Ocasio começou a trabalhar em seu quarto álbum de estúdio este ano, mas não fala nada sobre isso. Ele continua sendo um cantor e compositor espontâneo. “Quando chega a hora de escrever as músicas, eu não sento e penso” - sua voz cai para um tom comicamente sério - vou escrever essa música pensando naquela pessoa e em tudo que aconteceu durante aquele verão de 2001. Depois, Eu percebo que tem algo a ver com algo pessoal ou coisas que aconteceram comigo no passado.”


Parte de ser internacionalmente famoso é o maior escrutínio sobre tudo o que você faz. Em outubro, "Safaera", uma de suas canções mais populares, gerou uma pequena controvérsia quando Bad Bunny, junto com os artistas apresentados nela, foi processado por violação de direitos autorais pela AOM Music, Inc., uma empresa que detém os direitos de muitos das canções de um dos primeiros ícones do gênero, DJ Playero, que foram amostradas e / ou referenciadas na faixa. Em uma reviravolta interessante, DJ Playero divulgou um comunicado alegando que não tinha conhecimento da ação judicial e que, por vários anos, uma empresa com a qual ele não é afiliado tem lucrado com suas músicas. Quando toco no assunto, Martínez Ocasio responde: “Não estamos falando sobre isso”. Menciono o quanto gosto do conteúdo lírico perturbado da música, e ele se anima novamente. “O que posso dizer sobre o processo é que você tem a experiência de ouvir um advogado americano dizer” - ele muda para um sotaque americanizado - “‘Chocha con bicho / Bicho con nalga ’em um tom muito sério.”


O processo veio depois de outro tumulto público. Em setembro, o artista colombiano J Balvin - que frequentemente colaborou com Bad Bunny, inclusive no EP Oasis 2019 - expressou desapontamento com o Grammy Latino por não valorizar o gênero urbano e pediu um boicote à organização (ele havia recebido três indicações naquele ano, duas por sua música “Agua” do filme SpongeBob: Sponge on the Run). O artista porto-riquenho René Pérez Joglar, que grava como Residente, ficou ofendido com o fato de Balvin ter convocado para boicotar os prêmios em um ano em homenagem ao lendário músico Rubén Blades. Ele também comparou de forma memorável a música de Balvin a um carrinho de cachorro-quente. Martínez Ocasio entrou no debate durante uma entrevista a um programa de rádio dominicano. “Se eu fosse um jurado do Grammy”, disse ele, “nem mesmo nomearia ‘Agua’ para os Nickelodeons [ou seja, o Kids’ Choice Awards], e eles o levaram em consideração”. Eu pergunto se ele falou com Balvin recentemente. “Sobre os cachorros-quentes e tudo mais? Nah, não realmente, mas aqui estou eu comendo uma refeição cinco estrelas”, ele responde, fazendo a mesa ter ataques de riso. “Não falei sobre isso com ele, mas também não acho que seja necessário. O que eu disse naquela entrevista foi minha opinião normal. Ele sabe que eu o respeito, sua música e o que ele faz. As pessoas pensam que ele e eu somos amigos, como conversamos todos os dias. Não temos o tipo de relacionamento em que conversamos o tempo todo e saímos juntos, sabe? Eu realmente não tenho esse tipo de relacionamento com outros artistas. Acho muito difícil.”


Não é surpreendente saber que Martínez Ocasio se aposentou principalmente das redes sociais, embora ele reaparece no Twitter de vez em quando com algo enigmático e poético, como “Estou com dor, mas não sei onde” e “Às vezes você pensa que sim, mas não” ou no Instagram, onde ele posta selfies esporádicos. (No ano passado, centenas de milhares de pessoas sintonizaram para vê-lo tocar trechos de novas músicas em um Instagram Live de três horas.) Eu pergunto se ele tem uma conta secreta no Instagram. "Ayyyy!" ele responde, rindo. "O que está acontecendo?" (Ele reconhece que existe um 'finsta' do Bad Bunny.) “Eu posto cada vez menos,” ele diz antes de começar um discurso vagamente boomer sobre mídia social. “Eu costumava ficar ao telefone o tempo todo, mas no último ano ou depois, aprendi que simplesmente não é necessário. Quer dizer, papi, se você está falando com sua namorada, tudo bem; se você está conversando com seu amigo, tudo bem; se você está conversando com sua mãe, isso é muito legal. Mas canto de cabrón, se o que você está fazendo é rolar Instagram, Facebook, Twitter, você é burro, entendeu? Tipo, sinceramente, eu preferia que você apenas fosse embora. Porque aqui todos nós nos divertimos, estamos conversando, estamos brincando, estamos contando histórias, anedotas, falando sobre nossas experiências e você está na porra do Twitter ou do Facebook ”.


“E, ouça, eu entendo”, ele continua. “As pessoas fazem isso sem nem pensar. Se eu calasse a boca agora, se parasse de falar, você pegaria seu telefone e começaria a rolar a tela. Mas é assim, cabrón! Podemos apenas sentar aqui em silêncio. Podemos desfrutar do silêncio. Silêncio não é sinônimo de tédio.”


Eu me pergunto o quanto sua fama tem a ver com esse desejo de que todos vivam o momento junto com ele. Quanto disso é o medo de que alguém possa estar quebrando o círculo de confiança inerente a um grupo de amigos quando há uma celebridade no centro. Nos últimos três anos, sua estrela continuou crescendo exponencialmente: ele ultrapassou o mercado musical latino-americano e entrou na cultura americana convencional; ele apareceu em programas de TV e em filmes e fez um disco e um disco e outro disco. Em Porto Rico, temos um ditado: “No es lo mismo llamar al diablo, que verlo venir” - não é a mesma coisa chamar o diabo e vê-lo chegando, ou não é a mesma coisa pensar em algo como realmente negociar com isso. Você cresce, quer se tornar famoso, mas o que acontece quando você o faz?


Eu pergunto a ele quando ele percebeu que era famoso. Ele leva alguns segundos para pensar. “Eu percebo todos os dias, eu juro”, diz ele. “Há duas ou três semanas, eu estava falando sozinho, tentando me forçar a aceitar, tipo, Cabrón, isso é quem você é agora. Você tem que aprender a viver com isso. ” Ele parece um pouco torturado com isso no momento. “Tenho batido contra isso”, diz ele. “Quando eu saio e alguém me pede uma foto - não há nada de errado com isso! Mas também não há nada de errado em me fazer sentir mal.”


“Talvez eu goste de atenção”, ele continua, “mas é Benito quem gosta de atenção. Ele gosta de brincar com sua equipe. Mas uma vez que estou em um grupo de estranhos, sou tímido, quieto e reservado até me sentir um pouco confortável. ” Sou pego de surpresa na primeira vez que ele fala sobre si mesmo na terceira pessoa. Mas me parece uma ferramenta que ele usa para continuar sendo Benito Antonio Martínez Ocasio de Vega Baja, que já havia se declarado vivendo “como sempre sonhou aos 17 anos”, conforme cantava no “Estamos Bien” em 2018 , quando ele ainda não era um nome familiar internacional.


Perto do final da refeição, Pino, o amigo do colégio, conta que fará 27 anos no dia seguinte; Martínez Ocasio fez 27 anos no início deste ano. Eu pergunto se eles sabem sobre o retorno de Saturno. O cantor se inclina sério: “Conte-me sobre essa merda”. Eu explico como os planetas se alinham no 27º ano de uma pessoa, como é um momento para avaliar sua vida, para pensar sobre a mudança, para introspecção.


“Eu não sabia disso”, diz Martínez Ocasio. "Isso me enche de paz, saber que é uma coisa. O ano passado foi uma merda. De pinga. Mesmo."


Eu digo a ele que a merda também faz parte. “Você está certo, isso faz parte”, diz ele. Ainda assim, isso não torna as coisas mais fáceis, ele insiste. “Estou passando por isso agora. Estou dizendo a mim mesmo que estou lidando com isso há um tempo; Eu preciso aceitar isso. Ainda estou sofrendo por tantas coisas e sei que tudo o que aconteceu faz parte da vida e tem que acontecer. Aprendo com isso, choro e sigo em frente. ”




 


64 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page