top of page

Bad Bunny sobre autenticidade, arte e onde ele encontra inspiração

Conversamos com um artista quebrador de padrões, e que está trazendo o trap de Porto Rico para o cenário global.


Entrevista por: CARINA FISCHER

Tradução por: @BadBunnyBrasil



 



Benito Antonio Martínez Ocasio é uma espécie de enigma, conhecido no mundo como o arrogantemente confiante Bad Bunny. Para seus amigos e colegas, ele ainda é apenas Benito – um músico de 27 anos apaixonado por luta livre com passatempos como jogar videogame e assistir basquete. O artista é humilde com um comportamento quieto e pensativo, justaposto fortemente com sua aparência extravagante e interpretações confiantes de reggaeton que lhe renderam o título de artista mais tocado do ano no Spotify – duas vezes.





 



Honestamente, sou grato pelos prêmios e reconhecimento, mas nada que faço é com a intenção de quebrar recordes, obter indicações ou ser o número 1”, ele compartilha quando perguntado sobre seu currículo impressionante. “Mais uma vez, estou extremamente grato, não quero que pareça que não estou. Estou apenas fazendo o que mais me apaixona – criar música.” Bad Bunny divaga: “Para responder à sua pergunta, aos meus olhos, minha maior conquista é poder alcançar tantas pessoas e inspirá-las através da minha música e arte”.


Nascido em Porto Rico, Bad Bunny compartilhou como sua cultura e criação “influenciaram tudo”. Algumas de suas músicas são decididamente reggaeton, como sua colaboração com Rosalia, “La Noche de Anoche”. Enquanto isso, outras faixas são coloridas com influências de trap, hip-hop, rock en español e quase tudo no meio. Mas a corrente pulsante de todas as suas músicas está nas batidas e melodias viciantes que se repetem na sua cabeça, variando de suaves e descontraídas a sombrias e temperamental. Eles são sempre inconfundivelmente “Bad Bunny”. “Minha cultura influencia tudo. Tenho orgulho de onde venho e sempre tento não perder as essências latinas de quem eu sou.




Bad Bunny caminhando para o reconhecimento foi uma sensação da noite para o dia. Em 2016, antes de sua ascensão ao estrelato, o músico estava ensacando mantimentos em um supermercado em Porto Rico. Após lançar uma música no Soundcloud chamou a atenção do DJ Luían e foi contratado instantaneamente. Seguiu-se uma ascensão meteórica à fama. Em 2017, ele foi indicado para seu primeiro prêmio Grammy Latino. Em 2019, ele entrou no top 200 da Billboard com seu álbum colaborativo com J Balvin, “Oasis”. Em 2020, ele se tornou o único álbum em espanhol a atingir o primeiro lugar no Top 200 da Billboard com “El Último Tour del Mundo”. Ele agora ganhou quatro Grammys latinos e conquistou um Grammy americano em 2021. Ele também estreou como ator em 'Narcos' e competiu na WWE, tornando-se o campeão mais jovem de todos os tempos quando tinha apenas 26 anos.





Como ele se mantém firme com todos os seus elogios brilhantes e uma base de fãs de milhões? Ele se cerca de quem conhece Benito primeiro e Bad Bunny depois. “Eu tento sempre ter meus dois irmãos – se não pelo menos um deles – comigo. Meus amigos de infância e adolescência também estão ao meu lado e trabalham comigo. Eu acho que é importante sempre ter pessoas ao seu redor que realmente te conhecem como pessoa e não apenas como artista.


Depois de uma pausa, Bad Bunny continua. “Permanecer fiel a mim mesmo é apenas quem eu sempre fui. Sempre tive isso incutido em mim de que não importa o que eu acabe fazendo no meu futuro, farei isso sendo quem eu sou e não o que alguém me diz que tenho que ser”. Esse forte senso de identidade é evidente na moda e no estilo de Bad Bunny, onde ele subverte as normas tradicionais de masculinidade porto-riquenha – a estrela é frequentemente vista em um par de sua assinatura, tons mais frios do que você e exibindo alguma forma de pressão. unhas e acessórios de cabelo. Mais recentemente, ele liderou a campanha “Le Splash” de Jacquemus, onde ele usa um vestido fuschia, saltos brancos e berloques de contas no cabelo. “Não há limites para mim, adoro montar roupas e acessórios”, comenta. O artista colaborou com Crocs, criando um par que brilha no escuro que esgotou quase instantaneamente. Sua colaboração contínua com a Adidas incitou uma reação semelhante dos fãs. “Tenho muitas ideias e colaborações nas quais gostaria de trabalhar no futuro. Estou entrando na indústria da moda e há muito o que explorar





O estilo eclético de Bad Bunny explode em seus videoclipes, que são incríveis obras de arte por si só. “Sou uma pessoa muito visual. A inspiração vem de tantos lugares diferentes” Cada vídeo que Bad Bunny cria conta uma história – ele está estrelando como um personagem de videogame em “Hablamos Mañana”, depois está andando de skate pelas ruas em “Yo Visto Así”. Bad Bunny vê arte e inspiração em todos os lugares - seja nos artistas que ele admira ou nas paredes de seu banheiro. “Há um conceito de vídeo que pensei enquanto tomava banho. Eu não posso explicar o que me inspirou, mas isso acontece com frequência – eu posso estar fazendo algo e de repente eu fico tipo uau, eu tenho essa ideia incrível e funcionaria para esse conceito”.




O artista usa artesanato para enviar mensagens poderosas. Seu videoclipe de “Yo Perreo Sola” (Eu rebolo sozinho), o viu em duas roupas diferentes de drag, com vocais da cantora porto-riquenha Nesi. A música detalha uma mulher que deseja dançar sozinha e com segurança em um clube. Em “La Difícil”, o videoclipe segue uma modelo que está sujeita à objetificação em seu trabalho enquanto tenta cuidar de sua irmã mais nova. Bad Bunny defende sem desculpas o que acredita – no The Tonight Show, ele usava uma saia e uma camiseta com as palavras “Eles mataram Alexa, não um homem de saia”, para esclarecer a violência transfóbica. Enquanto isso, ele silenciosamente retribui à comunidade à sua maneira, doando centenas de milhares de dólares para organizações sem fins lucrativos em Porto Rico. “Não promovo isso pelo motivo exato de que essas causas são próximas ao meu coração”, explica. “Eu quero inspirar as pessoas que se você pode dar, então você deve – e não me refiro apenas financeiramente, você pode dar seu tempo para ajudar os outros a fazê-lo. Quanto mais pessoas doarem e ajudarem os outros, maiores serão as chances de fazer uma mudança neste mundo”.





Quanto ao seu aguardado álbum, a resposta do artista é tímida. “Tudo o que posso dizer é que estou trabalhando nisso e não é comparável ao que lancei.” O foco de Bad Bunny é crescer e se esforçar. Seu álbum 'YHLQMDLG' é um acrônimo para 'Yo Hago Lo Que Me Da La Gana' – espanhol para “I Do Whatever I Want”. Seja balançando suas unhas brilhantes, atuando em uma saia ou defendendo o que ele acredita, Bad Bunny faz o que quer – e ele faz isso por si mesmo.



 

Entrevista original em Inglês: bit.ly/3w2E8Lh





28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page