top of page

Bad Bunny está aqui na hora certa.

Atualizado: 18 de out. de 2021

Confira a tradução da entrevista de Bad Bunny feita para a Allure Magazine.


Confira uma galeria com as imagens do ensaio e após, confira a entrevista!



 

BAD BUNNY TEM UM GÊNIO DE DESEMPENHO, UM PRESENTE PARA DESAFIAR AS NORMAS DE GÊNERO NA MODA E NA BELEZA, E UMA PAIXÃO FEROZ POR SEU NATIVO PORTO RICO, RICO E PRÓXIMA CULTURA.



“Yo soy Boricua, pa’que tu lo sepas.” (Música)


Eu entrego a linha no meu melhor espanhol cubano / porto-riquenho criado em Miami.


O moletom azul desliza para trás revelando um snapback nítido do New York Yankees, um punhado de cachos por baixo, olhos castanhos profundos e a sugestão de um sorriso em meio à barba por fazer de três dias.


Finalmente, eu respiro.


A pesquisa para essa história me convenceu de que Bad Bunny seria um homem de poucas palavras, uma entrevista difícil. No voo de descida, frisei tanto em como fazer o rapper e compositor porto-riquenho de 27 anos se abrir, não percebi que havíamos chegado até que as rodas do avião tocaram o solo e os passageiros aplaudiram (Uma tradição porto-riquenha). “Basta dizer a ele que você fala a língua dele”, aconselhou-me meu tio que mora em San Juan, enquanto navegava pelas ruas esburacadas do lado de fora do Aeroporto Internacional Luis Muñoz Marín. O idioma de Bad Bunny é um espanhol caribenho pontuado por palavrões, palavras quebradas e frases regionais altamente específicas. É um dialeto inteiramente único para ele, entregue em um barítono estrondoso inconfundível; um idioma que o Google não consegue traduzir, mas que meio mundo está cantando junto.


Depois que eu disse a ele que eu também sou da ilha, concordamos em fazer a entrevista na língua nativa de Bad Bunny - eu cuidarei da tradução mais tarde. Com esse arranjo, logo descubro que ele não é um homem de poucas palavras, nem uma entrevista difícil.


 

Prada coat. Viviana O’Ontanon short necklace. Isa Noy long necklace. Stylist’s own durag. Photographed by Camila Falquez. Fashion stylist: Herin Choi. Hair: Ybelka Hurtado. Makeup: Frankie Boyd. Manicure: Chary Reyes and Carla M Negrón. Production: Worldjunkies Inc.

 

Benito Antonio Martínez Ocasio é de Vega Baja, uma cidade rural a cerca de 30 milhas a oeste de San Juan. Enquanto frequentava a faculdade e trabalhava como empacotador no supermercado local, Benito lançou músicas de sua produção no SoundCloud como Bad Bunny, um nome inspirado em uma foto de infância dele vestido para uma festa de Páscoa. Em 2016, a faixa “Diles”, uma versão porto-riquenha do som trap de Atlanta, chamou a atenção da Rimas Entertainment e Bad Bunny assinou contrato com a poderosa gravadora porto-riquenha. Colaborações no topo das paradas com Cardi B, Drake e J Balvin logo se seguiram. Em 2020, Bad Bunny se apresentou no show do intervalo do Super Bowl LIV, encabeçado por Jennifer Lopez e Shakira, e cerca de um mês depois lançou seu segundo álbum de estúdio, YHLQMDLG (uma inicialização espanhola para “I do what I want”). O álbum, uma homenagem ao reggaetón (um estilo popularizado em Porto Rico na década de 1990 que combina uma variedade de sons caribenhos e latino-americanos com o hip-hop dos Estados Unidos), tornou-se o álbum espanhol de maior sucesso de todos os tempos na Billboard 200 e foi Álbum mais transmitido do Spotify globalmente em 2020.


“Indo às compras com minha mãe, eu me perderia no departamento feminino.”

Junto com o empresário do Bad Bunny, Noah Assad, o publicitário Sujeylee Solá e um punhado de seus amigos, nos acomodamos para almoçar em um restaurante de frutos do mar onde você preferiria ir para a celebração do aniversário de prata do que sentar-se com o maior astro do reggaetón do mundo. Mas é onde Bad Bunny gosta de se esconder atualmente. “Sempre digo às pessoas que para entender a cultura de Porto Rico é preciso vir aqui e vivenciá-la”, diz, pedindo um refrigerante para si e croquetas de bacalhau para a mesa. “Diz muito que a filmagem e a entrevista foram aqui na ilha. Poucas pessoas conhecem Porto Rico, e a verdade é que agora está no auge cultural, com muitas crianças fazendo arte.” Um instantâneo da paisagem cultural pode ser visto na Pública Espacio Cultural, um grande espaço de galeria no bairro Santurce de San Juan dedicado a obras contemporâneas - e muitas vezes politicamente carregadas -, bem como pop-ups de moda de artistas porto-riquenhos; ou ouvido na estação de rádio local da Internet RadioRed, uma plataforma autodescrita para intercâmbio artístico; ou degustado no Lote 23, um food truck park onde jovens chefs como Mario Juan Pagán estão servindo versões contemporâneas da tradicional cozinha porto-riquenha de Airstreams e quiosques adaptados.


Como que na deixa, um garçom nos interrompe para dar a Jan Oliveras, um da tripulação que usa o cabelo bagunçado, descolorido e estampado com corações, um desenho que um patrono desenhou dele e mandou para a mesa. “¡Eso está cabrón! Eres como la musa de Picasso”(Isso é foda! Você é como a musa de Picasso), diz Bad Bunny. A mesa explodiu em gargalhadas. (Cabrón, que significa literalmente “bode” em espanhol, é uma gíria para fodão.)


Sim, o desenho é cabrón. É tudo cabrón. O penteado maravilhosamente esquisito de Oliveras, os clones adolescentes do Bad Bunny que você vê adornados com seus óculos escuros e florais exagerados, e o simples fato de que, graças à influência do Bad Bunny, meu filho de 11 anos, jogador de lacrosse, pinta ironicamente unhas com glitter.



 


 

O Bad Bunny se sente responsável pelo espírito criativo destemido que dominou o estilo dos homens; por explorar as emoções em torno das rígidas expectativas da cultura em relação à sexualidade e à expressão de gênero?


É difícil entender”, diz ele. “Porque as pessoas antes de mim fizeram o que eu faço, quebrando regras e ultrapassando limites. Mas talvez eu tenha chegado na hora certa, com a força certa e tudo alinhado.


Entre os sucessos virais no YHLQMDLG está “Yo Perreo Sola”, um hino para meninas que gostam de rebolar em paz. Para o videoclipe, Bad Bunny cantou a música com força total: látex vermelho, cílios curvos, seios protéticos. Não é a primeira vez que suas tendências de flexão de gênero chegaram às manchetes. Em 2018, o cantor apareceu em um salão de beleza em Oviedo, na Espanha, onde estava em turnê, para uma nova manicure e teria o serviço negado por ser homem. Um mês depois, lançou o hit “Como Soy” (“How I Am”) com Daddy Yankee e Pacho; no videoclipe, Bad Bunny desafiadoramente lixa as unhas enquanto bate em uma quadra de basquete fazendo rap sobre drogas, bandidos e respeito.


“Minha luta de wrestling - eu assisti centenas de vezes. Por uma semana, eu iria para a cama assistindo.”

Meu visual não fazia parte de nenhum plano específico”, diz ele. “Quando eu estava começando a fazer minha música, meu estilo surgiu como parte do processo de liberação de minha mente e espírito libertador. Desde que eu era jovem, eu tinha isso dentro de mim - eu só tinha que libertar isso.


Bad Bunny descreve uma infância brincando com galos, cavalgando e nadando no rio. “Ir ao shopping era uma ocasião especial”, diz ele. Mas foi nessas viagens ao metro que ele começou a absorver as infinitas possibilidades da moda e a injustiça dos estereótipos de gênero.


Ir às compras com a minha mãe era uma das minhas coisas favoritas porque me perdia no departamento feminino, vendo as combinações, as cores, os cortes, os designs. E então foi a minha vez de comprar roupas e foi muito chato. Os mesmos jeans e camisetas, jeans e camisetas em tamanhos diferentes. As mulheres tinham tudo!” Nem deixe Bad Bunny começar a falar sobre a iniquidade das bolsas. “Para as mulheres, existem tantos tipos, cores, formas, desenhos diferentes ... E o que os homens ganham? Uma carteira velha e surrada para enfiar no bolso.


Não há dúvida de que a falta de convencionalidade de Bad Bunny prevê a tornar a moda e a beleza mais divertidas para os homens. Se algo o deixa feliz, ele usa, pinta nas unhas, posta no Instagram. Essa felicidade trouxe uma realidade mais excêntrica e colorida para os armários e psiques de uma geração inteira, sem mencionar o impacto que Bad Bunny e seus colegas reggaetoneros, J Balvin e Maluma, tiveram nas passarelas dos estilistas.



 

Jaqueta, camisa e calça Fendi. Sapatos Prada. Colares Chanel.

 

Este ano, o que trouxe alegria a Bad Bunny foi o treino para se tornar um lutador profissional na WWE, o espectáculo hipermasculino e profundamente extravagante assistido por milhões. Juntar-se à WWE foi um sonho de infância realizado. O brilho e o espetáculo de como os lutadores agarram as cordas, suas expressões faciais, a coreografia - tudo foi absorvido por um jovem Benito em Vega Baja. “Eu tinha a lucha libre [bonecos de ação], mas também tinha meu próprio personagem para quando meu irmão e eu lutávamos na cama de nossos pais”, lembra ele. “Eu tinha minha música de entrada e minha roupa - uma jaqueta que tirei do meu pai e roupas íntimas que pintamos e decoramos. Nós jogaríamos isso por horas." Quando Bad Bunny fala sobre The Undertaker, Triple H e Booker T, seu tom aumenta, sua fala acelera e eu percebo que entrar para a WWE é muito mais do que um sonho de infância realizado. “Na verdade, o wrestling me influenciou muito e eu apliquei isso na minha carreira”, diz ele. “O estilo, a importância de se ter um movimento, frase ou visual de marca registrada, e sempre lembrando o elemento surpresa. No wrestling, os fãs adoram ser pegos desprevenidos. Gosto de criar essa mesma emoção com a minha música.


Por três meses, Bad Bunny parou de trabalhar em sua música e se mudou para Kissimmee, Flórida, onde fazia duas aulas por dia com um treinador e foi para a academia da WWE para aprender os movimentos. Tudo isso estava levando à sua grande luta. “Foi como se eu tivesse morrido e ido para o céu”, diz ele. “Eu nunca sentei para assistir a gravação de um dos meus shows. Nunca. Mas minha luta de wrestling - eu assisti uma centena de vezes. Por uma semana, eu iria para a cama assistindo.


Outros projetos de atuação incluem uma participação na série original da Netflix, Narcos: Mexico, que estréia em 5 de novembro, e o filme de David Leitch, Bullet Train, com Brad Pitt, com lançamento previsto para 2022. “Agora aquele cara parece bem”, disse Bad Bunny sobre o vencedor do Oscar de 57 anos. “Quando eu fizer 30, vou começar a cuidar da minha pele e do meu rosto. Talvez eu comece a fazer algumas pequenas coisas estéticas ou plante um pouco mais de cabelo na minha cabeça”, ele pondera. A verdade é que Bad Bunny fará o que bem entender. Talvez a melhor lição a aprender com ele não seja que as normas de gênero existem para serem destruídas ou que as crianças realmente estão bem; o mais importante é hacer lo que te da la gana - faça o que quiser.


Naquela noite, enquanto meu tio e eu voltamos para casa do jantar em Miramar, um bairro em San Juan que é tanto hipster quanto rico em história, ouvimos “Si Veo a Tu Mama” de Bad Bunny (“If I See Your Mom” ) proveniente do terraço do segundo andar de uma casa centenária. Quando eu olho para cima, não é uma festa ruidosa em casa nesta noite de sábado. É uma abuelita em seu rocker, batendo o pé no ritmo do reggaeton.



 

Tradução feita por Bad Bunny Brasil -- Link da matéria original: https://www.allure.com/story/bad-bunny-cover-interview-november-2021


Nos siga no Twitter/Telegram: @BadBunnyBrasil

Também no Instagram: @bbunny.brasil

36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commenti

Valutazione 0 stelle su 5.
Non ci sono ancora valutazioni

Aggiungi una valutazione
bottom of page